sábado, 10 de janeiro de 2009

A família e seus encontros cada vez mais raros

Tudo passa, tudo passará.

Lembro dos tempos, saudosos tempos, em que a familia ainda conseguia se encontrar. Os irmãos confraternizavam, conversavam sobre tudo e sobre todos.

Hoje, não mais. Isso entristece.

Os liames somem, a idade vai carcomendo os ânimos e as distâncias semeiam separações entre nós.

Dentre os irmãos, as relações se amiudam com o passar dos anos. O Aimberê e eu ainda mantemos uma unidade razoavel. Nossos encontros saudosistas repetem as mesmas piadas, os mesmos episodios de juventude e de infancia, falamos sobre os mesmos personagens - e sempre é agradavel, sempre é bom.

Nós nos curtimos como amigos e como irmãos.

A foto estampada aqui é de um encontro patrocinado pelo Aimberê em Enseada do Brito, Palhoça, onde ele mantem um sitio nas mãos do seu filho Marcus Vinicius, o caçula já nem tão caçula assim.

Conseguimos encontrar-nos o Aimberê, eu, a Icléia e o César, mais os sobrinhos, mulheres e filhos.

Faltaram Aryovaldo e Agilmar, que andam meio arredios a encontros assim, contrariando, até, seus jeitos de ser quando mais moços. Encarquilharam. Enferrujaram demais.

Os sobrinhos José Clésio e Osíris, filhos do César, estavam lá e jamais deixaram de atender aos apelos de nossos encontros. Puxaram seu avo Otávio Ramiro do Canto, sogro do César. São gregarios e festeiros por excelencia. São envolventes. Ambos, para orgulho geral e felicidade geral da familia, são juizes de Direito em São José e Biguaçu.

O José Clésio, a quem chamamos de Keka, ainda foi mais longe: tem Marco Aurélio e Marco Augusto, também juizes de Direito. O Marco Aurélio está no Oeste e o Marco Augusto em Içara, no sul do Estado. Fez o investimento certo e forjou uma familia de vencedores. Marco Antônio, o outro filho (pombas, nem me lembro se o nome certo é este. Que tio desnaturado!!) é advogado, mas não quer nada com a hora do Brasil. É bon vivant. Faz bem. Pudera eu tambem ser um bon vivant.

O Aimberê, com este encontro, reacendeu uma paixão familiar em fase de decadencia. Outro deverá ser feito com urgencia, antes que o combustivel acabe.

(Ja estou tentando me habituar com as novas regras de portugues. Ta dificil.)